Separados no tempo e no espaço
Aceitar as
mudanças e adaptar-se a elas na maioria das
vezes não é tão fácil e tão simples quanto parece.Ao mesmo tempo em que
as Tecnologias de Informação e Comunicação(TIC),frequentam o nosso dia-a- dia
de uma maneira tão profunda e veloz e que muitas vezes apresentamos
dificuldades em compreender e lidar com essas transformações;mas sabemos que
essas novas formas de comunicação e interação social,colocam em dúvidas as
antigas práticas sociais e possibilitaram
novas formas de viver,trabalhar,se relacionar e estudar.Segundo
Moran"A separação entre professores e alunos parte do parâmetro da
prática educativa tradicional,mas
conhecida,e onde domina a contiguidade e a simultaneidade".A partir desta
princípio da distância física e temporal,hoje temos a educação presencial,a
semipresencial e a educação a distância(virtual).Moran(2007),nos ajuda a
compreender as diferenças entre as modalidades ao defini-las:A educação
presencial é o ensino convencional,a semipresencial,acontece uma parte na sala
de aula e outra parte a distância,já a educação a distância pode ter ou não
momentos presenciais,mas acontece fundamentalmente com professores e alunos
separados fisicamente no espaço e/ou tempo,mas podendo estar juntos através de
tecnologias de comunicação.Podemos observar que tais mudanças tecnológicas
exigem de nós um novo perfil de educação,que forme indivíduos criativos,capazes
de entender e relacionar conhecimentos,assumir responsabilidades e trabalhar em
equipes cooperativas.Também que tenham capacidades para
auto-aprendizagem,resolução de problemas,adaptabilidade e flexibilidade frente
as novas tarefas.Neste sentido,é importante reconhecer que a tecnologia pode
melhorar a qualidade da educação,mas por outro lado,não podemos ignorar que a
chegada da tecnologia nos processos educativos,quebra paradigmas e provoca
transformações,que deixam em aberto um caminho para construir.Espero
contudo,superar as dificuldades,buscar e construir novos
conhecimentos,aprendizagem e desafios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário