domingo, 20 de outubro de 2013




ATIVIDADES COM BLOCOS LÓGICOS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL





I. Descrição do Material:

Material criado por Dienes.
Constitui-se de 48 peças, que combinam quatro atributos em cada uma sendo:
• Tamanho (grande e pequeno)
• Cor (amarelo, azul e vermelho)
• Forma (círculo, quadrado, triângulo e retângulo)
• Espessura (grosso e fino)

II. Objetivos Gerais do Material:

Os Blocos Lógicos são de grande utilidade para crianças, auxiliando-a na elaboração
do raciocínio, passando gradativamente do concreto para ao abstrato. Com o auxílio dos “Blocos
Lógicos”, a criança organiza o pensamento, assimilando conceitos básicos de cor, forma e tamanho,
além de realizar atividades mentais de seleção, comparação, classificação e ordenação.

III. Sugestões Gerais:

Para crianças de Maternal e Jardim I
• Separar os blocos por cor;
• Imitar 1 seqüência montada pela professora, utilizando 1 só atributo;
• Solicitar da criança, qual o “segredo da seqüência “ (cor, tamanho, etc.
• Ordenar as peças utilizando critério próprio, determinado pela criança.
A partir do Jardim II, poderemos utilizar 2 atributos na realização das mesmas
atividades. Além destas, iniciamos com atividades para identificação de conjuntos de elementos
mediante os seus atributos comuns.
De 1ª a 4ª série, podemos utilizar os 4 atributos ao mesmo tempo, exigindo maior
abstração e raciocínio lógico no desenvolver das atividades.

IV. Atividades
A partir daqui, seguem as atividades de n.º 1 a 08.

1. DE SURPRESAS

Material: Um saco de papel ou pano, algumas peças do Bloco Lógico.
Desenvolvimento: Colocar todas as peças dentro do saco. Pedir que os alunos se
sentem em círculo e vão passando o saco de pano de um para o outro sem pular ninguém. A
professora em determinado momento diz “Já o aluno que estiver neste momento segurando o saco,
deve pegar uma das peças e falar para os colegas os atributos da peça que pegou. Se ele esquecer
algum atributo, a professora pode lembrá-lo de perguntas.

Variação: Ao invés de dizer “já” pode-se usar uma radiola ou simular cuja interrupção
da música marcará a hora de parar. Ou ainda, usar cartões coloridos com significados pré-
estabelecidos. Ex.: Cartão Vermelho parar e pegar uma das peças, sentido de rotação.
Faixa Etária: Jardim II, Jardim III, 1ª Série.

2. SALTA POÇAS

Material: Algumas peças de Blocos Lógicos.
Desenvolvimento: Inventar uma estória sobre um personagem que para alcançar seu
objetivo tenha que saltar sobre umas poças mágicas. Mas que ele descobriu uma maneira de
conseguir pular todas sem escorregar. Para isto ele deveria falar tudo o que soubesse sobre a poça.
Em seguida a professora espalha algumas peças pelo chão e diz que serão as poças. Um aluno por vez deve tentar percorrer o caminho. Para saltar a poça, ele primeiro deve dizer os atributos que ela
tem. Quem conseguir saltar todas as peças recebe o “Troféu salta-poças”.
Variação: Pode-se de acordo com o que foi trabalhado, pedir que digam apenas dois
ou três atributos. Ex.: forma e cor, ou forma, cor e tamanho.
Faixa Etária: Jardim II, Jardim III, 1ª Série.

3. CADA QUAL EM SUA CASA

Material: Cartolina ou chão riscado com o diagrama A ou B.
Desenvolvimento: Entregar uma peça para cada criança. Contar a estória de um
menino que foi trabalhar de treinador de cachorros. Só que na hora de levar os cachorros de volta as
suas casas, fez a maior confusão porque não respeitou as placas que indicavam quem morava
naquela casa. Dizer que cada peça é um cachorro e que eles devem tentar colocar cada cachorro
em sua casa.
Faixa Etária: Jardim I, II, III.

4. TREINAMENTO PARA MOTORISTAS

Material: Um jogo de 11 cartões para cada criança. Os cartões com os símbolos
podem ser feitos em estêncil e passados no mimeógrafo. Após serem recortados devem ser colados
em palito de sorvete para facilitar o manuseio.
Desenvolvimento: Dizer que eles são motoristas e que estão aprendendo a conhecer
os tipos de carro. Assim cada vez que a professora mostrar uma peça, eles devem levantar os
cartões correspondentes. Na primeira vez a professora pode trabalhar com apenas um atributo,
depois com dois, e assim gradativamente até abranger os quatro atributos.
Faixa Etária: Maternal (01 Atributo); Jardim I, II (02 Atributos); Jardim III (03 Atributos),
1ª e 2ª Séries (04 Atributos).

5. PEDIDO MUDO

Material: Os mesmos cartões do exercício anterior. 1 a 2 jogos de Blocos Lógicos de
acordo com o número de crianças.
Desenvolvimento: Separar a classe em duas filas, sentando uma defronte à outra. No
espaço entre as duas filas, espalhar os Bloco Lógicos. Distribuir os 11 cartões, para as crianças.
Uma criança levanta os cartões pedindo uma peça par ao companheiro da frente. Se este pegar a
certa e entregá-la a quem pediu, marcar um ponto para fila correspondente.
Faixa Etária: Jardim II a 2ª Série.

6. EU FALO, ELE ANOTA

Material: Um saco de papel ou pano, quadro de giz previamente preparado como o
modelo, algumas peças de “Blocos Lógicos”.
Desenvolvimento: Os alunos devem se subdividirem em duplas. Metade das duplas
devem pertencer a um grupo de a outra metade a outro grupo. Uma das duplas inicia o jogo. Um dos
alunos pega uma das peças de dentro do saco, e vai descrevendo-a para seu colega da dupla que
simultaneamente deve ir anotando no quadro de giz. Se os dois acertaram marca um ponto para o
grupo no qual pertencem.
Faixa Etária: Jardim III a 2ª Série.

7. SEU MESTRE CHAMOU

Material: Uma peça de “Blocos Lógicos” para cada participante.
Desenvolvimento: As crianças devem sentar-se em círculo. A professora distribui uma
peça para cada criança e fica no centro da roda. Este exercício pode ser graduado: Vêm para o
centro os que tiverem quadrado. “Vem para o centro os que tiverem quadrado amarelos”. Vêm para o
centro onde tiver quadrados amarelos grossos. “Os que errarem podem esperar sentados no centro,
até o começo de uma nova rodada”. Variação: A professora pode fazer o chamado através de cartões como os do exercício
4, só que em tamanho maior.
Faixa Etária: Variando o número de atributos, conforme atividade descrita.

8. QUEM É O DIFERENTE?

Material: Um jogo de Blocos Lógicos
Desenvolvimento: A professora escolhe peças que tenham atributos em comum e
entre elas coloca uma que seja diferente. Ex.: uma peça azul pequena entre outras azuis e grandes.
A professora fala ou canta uma destas peças, não é igual a outra. É diferente, para perceber basta
olhar. Quero ver agora, quem percebe a diferença. Antes que eu acabe de cantar. As crianças
devem apontar a peça diferente.


Faixa Etária: Jardim II, III e 1ª Série

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